Configurando Switch Extreme Summit x650 Series.

Utilizando o protocolo LACP (Link Aggregation Control Protocol).

A Switch Extreme demonstrou certa facilidade para configurar este protocolo, para quem não sabe este protocolo permite aumentarmos a capacidade de banda agrupando duas ou mais portas para que se comportem como uma apenas.

A Extreme apelida este recurso com um nome mas isso não muda seu funcionamento, eles o chamam de Load Sharing e para ajudar a entender melhor segue uma imagem de um agrupamento de portas:

summit

Na prática fica assim:

enable sharing <master_port> grouping <portlist>

disable sharing <master_port>

Exemplo:  enable sharing 9 grouping 9-12

Lembre que quando estiver usando o Load Sharing você deve sempre referenciar a porta master do grupo load-sharing (no exemplo porta 9).

Criando VLANs

Para criar VLANs a Extreme também não resolveu complicar, no caso o que precisamos saber é se a VLAN a ser criada precisará ser propagada para outras switchs.

Caso positivo nós devemos “taggear” os segmentos pois somente assim outras switchs saberão o que fazer com os segmentos.

Caso negativo nós aplicamos o “untagged” que apenas aplica o tag VLAN aos pacotes entrantes.

Na prática vemos abaixo.

– Com tag:

create vlan sales

config sales tag 120

config sales add port 1-3 tagged

– Sem tag:

create vlan it

config sales tag 140

config sales add port 4-7 tagged

Listando as VLANs:

show vlan all

Por hoje é só!

Um abraço a todos.

Sobre pmjunior

Profissão: Analista de Infraestrutura Senior Cargo/Função: Arquiteto de Soluções em Infraestrutura. Certificações: RHCI, RHCSA, RHCE, RHCVA. Habilidades: Gerência de Redes, Conf. de Roteadores e Switchs, integração de Sistemas Open-source entre outros. Descrição: Dedicado atualmente a área de Gerencimento de Projetos em Infraestrutura de TI e Modelagem de Processos. Profissional Certificado em Red Hat Enterprise Linux, Engineer e Virtualization Administrator. Sólida experiência na área de redes corporativas, com atuação em Empresas de grande porte há mais de 10 anos. Capacidade de liderança, habilidade de negociação e visão estratégica. Experiência na área de Gestão como assessor, especialista em equipamentos CISCO e integração de sistemas operacionais Microsoft Windowse Linux. Atuação como palestrante em Universidades sobre Virtualização, Consolidação de Servidores e Projetos Open-source com maior foco no Projeto Fedora. Ver todos os artigos de pmjunior

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: